Conheça as boas práticas de gestão para o sucesso dos loteamentos

Gestão digital de loteamento

Nos últimos anos, a busca por boas práticas de gestão cada vez mais eficientes levou o setor imobiliário a se reinventar.

Ao mesmo tempo em que se prioriza rapidez na elaboração e execução dos projetos, também busca otimizar a qualidade contínua dos empreendimentos.

Tradicionalmente, as atividades de gestão realizadas por meio de planilhas, envolvem vários riscos, como o de perder o arquivo ou de ter uma planilha excessivamente extensa e difíceis de se trabalhar.

Pensando em maneiras tornar essa gestão mais centralizada, descobrimos algumas técnicas de gestão integradas à softwares, que são as melhores soluções para se alcançar o sucesso.

Conheça algumas das boas práticas de gestão de loteamentos para facilitar o dia a dia do loteador:

Gerenciar todas as etapas da obra

Uma das boas práticas de gestão é estar por dentro de todo cronograma, tanto físico quanto financeiro da obra.

É primordial ter controle sobre todas as etapas que regem o projeto.

A divulgação eficiente aliada a um método eficaz de vendas, controle dos contratos, equipe preparada e qualificada para resolver problemas, é parte essencial nessa cadeia.

Assim sendo, o loteador precisa reunir uma série de qualidades e habilidades para exercer seu papel de forma eficiente e obter mais sucesso em sua gestão.

Desenvolvimento contínuo aplicado às práticas de gestão

O desenvolvimento contínuo é um método de trabalho que ganhou espaço no setor de software, e vem transformando o modo de gerenciar empreendimentos.

Em suma, o objetivo é basicamente trazer para a organização o máximo de valor para seus empreendimentos no menor tempo possível.

Portanto, esse método permite adaptar constantemente a infraestrutura dos lotes de acordo com o feedback dos compradores, mudanças no mercado e mudanças do próprio setor.

Sendo assim, a entrega contínua de software pode ajudar as loteadoras a se tornarem tão ágeis e inovadoras quanto as incorporadoras e construtoras.

Conheça algumas funcionalidades de um software de gestão de ciclo desenvolvimento contínuo para seu empreendimento:

Como funciona o Ciclo de Desenvolvimento Continuo

Gestão à vista

Boas práticas de gestão e otimização

A gestão à vista é a prática de colocar à disposição de todos, informações relevantes, indicadores do mercado, códigos de conduta da loteadora entre outras informações que irá auxiliar na gestão dos colaboradores.

Entendemos que essa técnica de gestão tem como objetivo facilitar e otimizar os processos de um loteamento e melhorar as estratégias de gerenciamento de todas as partes envolvidas.

Assim sendo, essa prática aumenta a motivação e a autogestão dos funcionários dando mais autonomia para tomada de decisões e engajamento das equipes.

Por isso, que ao implantar essa técnica na sua loteadora, você passa a ter as seguintes vantagens na gestão do seu empreendimento:

  • Visão Holística do empreendimento
  • Rápida Tomada de Decisão
  • Foco no que é Importante
  • Controle de Metas
  • Aumento de Engajamento da equipe
  • Melhora no Relacionamento com os corretores de imóveis
  • Aumento da Produtividade

Gestão ágil

Produza mais em menos tempo

A proposta das metodologias ágeis é fragmentar o projeto todo em pequenos ciclos, com prazos bem definidos e entregas de valor para cada ciclo (normalmente de 15 dias).

Em suma, adotando essa prática, os erros são identificados e corrigidos rapidamente.

Além disso, esses métodos priorizam o alinhamento e a comunicação entre a equipe, fazendo com que as imobiliárias e corretores parceiros tenham participação mais ativa em todo o processo.

Confira abaixo as principais vantagens da gestão ágil em um empreendimento imobiliário:

  • Comunicação e colaboração
  • Redução de riscos
  • Personalização do projeto
  • Aumento de produtividade das equipes

Práticas de gestão centralizada

Informações sobre lotes em um só lugar


Ainda durante as obras de infraestrutura do loteamento, o administrador pode iniciar a divulgação e as vendas do seu empreendimento.

Portanto, é primordial que corretores de imóveis e imobiliárias mantenham a gestão dos lotes centralizada em um só lugar e com acesso a todas informações do loteamento em tempo real.

O velho caderninho de anotações e as planilhas de Excel, por exemplo, já não são mais confiáveis para os negócios imobiliários.

Todavia, essa tecnologia de gerenciamento potencializa o trabalho dos corretores, oferecendo informações precisas e ferramentas de captação de clientes que aumentam o fluxo de negócios.

Assim, adotando essas práticas de gestão, o loteador consegue coordenar múltiplos empreendimentos simultaneamente, controlar as reservas e emissão de contratos em um só lugar.

Para concluir…

Este artigo buscou listar algumas das principais boas práticas de gestão para loteamentos, a fim de levantar informações que podem ajudar a obter mais sucesso, e consequentemente, mais receita.

Em síntese, concluímos que a melhor opção para loteadores e corretores de imóveis é um software de gestão para loteamento com um serviço de venda integrada, para organização das carteiras de clientes e oportunidades de negócio.

A Terravista, por exemplo, é uma plataforma completa de gestão de loteamento que chegou para facilitar o dia a dia do loteado, não só na gestão admnistrativa como também em todas as etapas que regem as etapas do empreendimento… caso deseje conhecer as principais funcionalidades da Terravista, acesse.







Deixe um comentário

My New Stories

imobiliária digital
pós-venda no mercado imobiliario
comprar um terreno