Consumidor 4.0: como atender esse perfil

consumidor 4.0

Já se foi o tempo que uma empresa ignorava os sinais que seus clientes passavam. Atender ao perfil do novo consumidor no mercado imobiliário se mostra desafiador, eles estão mais informados, conectados e exigentes: esse é o consumidor 4.0.

Esses novos potenciais clientes esperam sempre por respostas rápidas e assertivas, por isso, entender e atender esse perfil significa alcançar resultados mais assertivos.

Perfil do consumidor 4.0

O consumidor 4.0 é resultado dos avanços tecnológicos, que deu origem a novos hábitos de consumo.

Essa definição está diretamente relacionada às novas tecnologias, principalmente no que se refere às mídias sociais e às ferramentas de comunicação. As principais características do consumidor 4.0, são:

  • exigência de uma abordagem mais personalizada;
  • maior acesso à informação;
  • autonomia para escolher as melhores opções disponíveis no mercado;
  • possibilidade de avaliar e fazer comentários na internet sobre o produto ou serviço adquirido.

Além disso, o consumidor 4.0 preza também pelo imediatismo: ele quer ter as suas dores solucionadas o quanto antes e da melhor maneira possível.

Por isso, no caso do mercado imobiliário, ele valoriza muito as empresas que estão presentes em diferentes canais e oferecem uma experiência ágil e integrada.

Entenda o que é preciso para prestar um bom serviço ao atender esse perfil:

Desenvolva um bom relacionamento com o consumidor 4.0

O consumidor de hoje é mais participativo e não se satisfaz apenas com a compra, gosta de se sentir influente, ser ouvido e respeitado, por isso, é fundamental desenvolver um relacionamento harmônico, amigável e, não puramente comercial.

Quanto maior abertura para a interação do cliente com a sua marca, mais engajamento você construirá e mais visibilidade o seu negócio terá.

Dessa forma, essa relação pode e deve ser cultivada na internet, por meio das redes sociais, com campanhas, exposição do cotidiano da sua empresa, vídeos, artigos e o que mais for conveniente dentro da sua atividade imobiliária.

Preze pela boa reputação

Já parou para refletir como a reputação pode impactar um negócio? O novo consumidor 4.0 no mercado imobiliário segue esta linha de pensamento.

Toda a vez que tem a intenção de fazer negócios com uma empresa vai ter a possibilidade de buscar um pouco mais de sua credibilidade.

Ainda mais se considerarmos, por exemplo, que a compra de um imóvel é, para a grande maioria das pessoas, a principal compra da vida.

As pessoas tendem a confiar muito na opinião de outras pessoas, mesmo que ainda não conheçam.

Dessa forma, é comum que cliente cheque a reputação de uma empresa pelas suas avaliações em ferramentas de busca, como o Google, e em redes sociais, como Facebook. A confiança é distribuída, de pessoas para pessoas.

Portando, as imobiliárias devem dar mais atenção no que seus clientes dizem sobre seus serviços, principalmente no ambiente digital.

Melhore o serviço oferecido

O papel da imobiliária como intermediadora de compra de imóveis deve trazer cada vez mais serviços agregados. Se o mercado mudou, é preciso mudar junto com ele.

Por isso, é preciso estar sempre atento as novidades do mercado, adotar diferentes canais de informação e venda, pensando sempre em contribuir com uma experiência mais positiva para o consumidor.

Em outros tempos se conectar com clientes apenas na hora de fechar o negócio era o suficiente, mas para se destacar, hoje é necessário agregar serviços, como: empresas parceiras para financiamento, plataformas online, serviços 100% digitais e integrados, entre outros.

Assim, ofereça mais opções de comunicação, replique em redes sociais, use e-mail marketing, site, blog com conteúdo relevante e, dessa maneira, agilize todo o processo, facilitando a vida do seu público de interesse.

Esteja sempre presente e disponível

Já deu para perceber que hoje é impossível sobreviver nesse mercado tão competitivo sem colocar o cliente em primeiro lugar, não? O consumidor 4.0 está dominando o mercado.

E o grande desafio para o mercado imobiliário é moldar-se a essa nova realidade.

Contudo, não há como negar que se reinventar para conseguir alcançar as expectativas de seu público é primordial.

Para um bom atendimento ao cliente, a maior exigência ainda é a humanização e isso tem tudo a ver com presença, disponibilidade e ética.

Ofereça o melhor nesse sentido e sua empresa estará sempre visível para o seu público, e o melhor de tudo: você terá um consumidor satisfeito.

Deixe um comentário

My New Stories

imobiliária digital
pós-venda no mercado imobiliario
comprar um terreno