Corretor de imóveis: 7 dicas para ser recomendado pelos seus clientes

Para estar na mente e no coração dos clientes, o corretor precisa cumprir alguns quesitos. Saiba quais!

A carteira de clientes de um corretor de imóveis é muito diversa e depois que uma pessoa encontra seu imóvel, pode demorar muito tempo até que ela retorne, se retornar!

Entretanto, se ela teve uma boa experiência, com certeza vai indicar seu corretor para os amigos. E ai é que está a grande vantagem: o boca a boca.

Por mais que existam ferramentas digitais de divulgação e publicidade, possibilidade dos clientes avaliarem com estrelas ou notas, se um amigo disser que o processo foi bom, fácil, rápido e que está super satisfeito, o peso da referência é muito maior.

Porém, para se conquistar este status de ‘corretor de imóveis recomendado’, é preciso se atentar a alguns pontos.

7 dicas para ser um corretor de imóveis recomendado pelos clientes

1.     Excelência no atendimento:

Quando uma pessoa procura um corretor de imóveis, ela espera um atendimento personalizado e humanizado. Com certeza, esse cliente em prospecção já fez uma pesquisa na internet em busca do seu imóvel, avaliando localização, valores pra ter uma primeira noção do que está por vir.

Ele espera que o corretor tenha disponibilidade para mostrar muitos imóveis, que compreenda sua capacidade financeira, mostre conhecimento sobre o mercado, saiba avaliar os imóveis de forma imparcial, comentando o que é bom e o que pode ser melhorado nos imóveis que são apresentados.

Logicamente que atenção total aos pedidos do cliente, educação e tranquilidade são qualidades básicas para colaborar nesse atendimento.

2.     Atenção na experiência do cliente

Antes de mais nada, coloque-se no lugar do cliente: está ansioso, prestes a realizar um sonho de vida e vai precisar tomar uma decisão certeira porque vai investir uma grande quantidade de dinheiro. Talvez sejam anos poupando para aquele momento.

O mínimo que se espera de um corretor de imóveis profissional é comunicação transparente, apresentando passo a passo o processo de compra. O que será feito primeiro, qual o próximo passo e depois quando estiver no financiamento, acompanhar a aprovação do crédito e passar um retorno constante do status.

Um cliente feliz, tranquilo, constantemente informado é o mais propício a avaliar bem o trabalho do corretor.

3.     Presença nos canais digitais

O contato presencial é um grande diferencial e tem realmente peso maior. Entretanto, as plataformas digitais, redes sociais, não podem ser deixadas de lado.

Você tem um perfil no Instagram, Facebook, LinkedIn? Além de mostrar detalhes de imóveis que estão na sua carteira, que tal compartilhar conhecimentos? Além de mostrar a sua capacidade, você também oferece uma moeda de troca para o seu público.

As vezes uma pessoa que te segue pode não ser o seu cliente, mas gosta de ouvir suas dicas. Na hora que for procurar um imóvel, com certeza você será uma referência.

Mantenha suas redes atualizadas, responda todos os comentários, responda as mensagens diretas, desenvolva diferentes tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, reels, IGTV. Use todas as ferramentas que tiver conhecimento para divulgar o seu trabalho.

4.     Rede de contatos sempre quente

Se você percebeu que um cliente tem potencial para adquirir um novo imóvel logo em breve, o ideal é não perder contato com essa pessoa.

Que tal enviar dicas sobre portabilidade do crédito imobiliário, de movimentações do mercado, de indicações de imóveis em regiões que essa pessoa estava procurando antes, uma nova oportunidade de aluguel na mesma região, talvez.

Liste alguns assuntos que podem ser usados para retomar uma conversa. Seja por whatsapp, telefone ou e-mail. O importante é não sair do radar desse cliente e ser lembrado sempre.

5.     Capacitação constante

Para atender bem, você precisa saber o que está acontecendo. Além de cursos da sua profissão, você tem acompanhado as taxas de juros? Sabe como ela reflete no mercado de aluguel ou compra de imóveis?

Você entende como funciona um processo de financiamento imobiliário? Você acompanha canais sobre o mercado, ouve podcasts, acompanha outros corretores de imóveis? Faça cursos, busque informações, converse com players do seu mercado.

6.     Se envolver com o resultado da venda/locação

O cliente entende que o corretor de imóveis vai ser o seu ‘advogado’ durante todo o trâmite de negociação de um imóvel, seja para comprar ou alugar e ele espera que o profissional torça por ele, mostre o melhor negócio e, ao final, comemore sua vitória.

O cliente realiza seu sonho e o corretor fica com a sua comissão. Por isso, é necessário mostrar gana, disposição, fazendo o cliente entender que vocês são uma equipe que joga junto em prol de um objetivo único.

7.     Tente fazer uma pesquisa de satisfação ao final do atendimento

Já ouvir falar de Net Promoter Score? Em português, a tradução livre é Escala de Promoção da Rede e significa, nada mais, nada menos do que uma pontuação de 0 a 10 sobre a opinião dos seus clientes sobre o seu atendimento.

Exatamente NPS é uma metodologia ampla, mas como pode ser contextualizada para a sua realidade? Como saber se o cliente está satisfeito e gostou do seu trabalho?

Desenvolver uma mini pesquisa seria ótimo e pedir pro cliente responder ao final do atendimento, vai te dar informações muito relevantes sobre os seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

Em resumo, uma pessoa quando procura um corretor de imóveis, ela espera alguém educada, disponível, que entende do mercado, resolva seus problemas de forma rápida e fácil. Se você conseguir atender a maioria desses quesitos, com certeza vai estar na ponta da língua do cliente na hora que ele for indicar um profissional.

No mundo real, entretanto, todo mundo sabe que é difícil ser ou totalmente disponível, ou totalmente envolvido com os processos ou sempre de bom humor, mas, se conseguir alcançar uma parte dessas dicas de forma satisfatória, já tem as chances de se tornar recomendável elevadas. Boa sorte!  

__________________________________________________

Gostou desse conteúdo?

Saiba como estruturar um lançamento imobiliário de sucesso. Clica aqui.

Deixe um comentário

My New Stories

imobiliária digital
pós-venda no mercado imobiliario
comprar um terreno