Investir em imóveis ainda é uma boa opção?

Historicamente, comprar em imóveis é uma das formas mais tradicionais – e rentáveis – de investimento. Existem razões para isso: é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos.

Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre alguns dos motivos mais sólidos que fazem os imóveis serem, ainda, o investimento preferido para quem aumentar o patrimônio.

Potencial de valorização

Segundo números do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências (Dados da Fundação João Pinheiro, 2015).

Esse fato, somado ao aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda por imóveis.

O efeito desse aumento da procura é uma valorização dos imóveis existentes, pois, as empresas do setor não têm capacidade de produção para atender toda a demanda.

Além disso, alguns fatores potencializam ainda mais essa valorização, como projetos arquitetônicos diferenciados.

Segurança

Todos necessitamos de um local para morar, um local para trabalhar, para fazer as compras do mês, banco, academia, clube do bairro, etc. Em todas as atividades da nossa vida, há sempre um imóvel envolvido. Sendo assim, mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis.

Além disso, esse tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. São sem dúvida a forma de investimento historicamente mais estável, especialmente em um país que já viveu tantas eras de instabilidade, como o nosso.

Ao escolher imóveis em construção, dê preferência sempre a incorporadoras de renome, que provêm ainda mais segurança ao seu investimento.

Renda

Que tal ganhar dinheiro sem precisar trabalhar para isso? Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço.

É muito mais sensato — economicamente — alugar um apartamento do que arcar com os altos juros da compra de um imóvel próprio. Além disso, muitas pessoas ainda não têm condições financeiras de comprar um imóvel ou não estão no momento de vida adequado para isso.

Por isso, sempre há procura por um bom imóvel para alugar, e os dados demonstram que essa demanda raramente diminui em tempos de crise.

Diversificação

O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor.

Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.

Para concluir…

Não é todo mundo que tem disciplina para reservar um dinheiro todo mês para colocar em uma aplicação financeira, mesmo sabendo que essa é uma necessidade para conseguir formar um patrimônio para o futuro.

Quando se compra um imóvel financiado, no entanto, temos aquela conta para pagar e sabemos que temos que pagá-la. Caso contrário, as consequências são muito sérias. Isso ajuda a ter disciplina para formar nosso patrimônio.

Os imóveis também podem funcionar como uma espécie de seguro para proteger a sua família. Vamos imaginar que você tenha a principal renda da casa e que sua família dependa dela para viver.

Portanto, investir em imóveis é sim uma ótima opção, pois ajuda na formação do seu próprio patrimônio, uma vez que os imóveis têm enorme durabilidade.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso Portal. Ou siga nossa página no Instagram!

Deixe um comentário

My New Stories

imobiliária digital
pós-venda no mercado imobiliario
comprar um terreno