Como aplicar a tecnologia no mercado imobiliário?

Sabemos que a tecnologia já está muito inserida no nosso dia a dia de diversas maneiras. O principal motivo, é que estamos vivenciando mudanças profundas na maneira de nos relacionar, interagir, trabalhar e negociar. Pensando nisso, como aplicar a tecnologia e encaixar as inovações no mercado?

Uso de dados

A quantidade de tecnologia ao nosso redor cria uma imensidão de pontos de dados diariamente que, sozinha, não significa muita coisa.

Se forem aplicadas as ferramentas tecnológicas apropriadas e as perguntas corretas, no entanto, esses dados podem transformar completamente um negócio.

E visto que dados são tão facilmente gerados, a maioria das soluções tecnológicas hoje já os inclui em diversas formas no pacote para usuários – e cabe a você identificar como utilizá-los da melhor maneira. 

Ao investir em propagandas em redes sociais, por exemplo, você pode acompanharesse impacto: tempo em página e engajamento com diversos tipos de conteúdo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial, ou AI, já está por toda parte: desde os algoritmos poderosos fazem cálculos complexos e identificação de padrões ao se alimentar de vastas quantidades de dados. 

No setor imobiliário especificamente, ao avaliar milhares ou milhões de pontos de data, é possível ter um retrato realista do mercado em uma determinada região, estimar seu potencial econômico no futuro ou mesmo encontrar as características arquitetônicas mais buscadas em um determinado período.

E conforme se erguem construções cada vez mais fundamentalmente tecnológicas, com diversos sistemas automáticos e aparelhos que utilizam a Internet das Coisas (IoT), isso tem tudo para se acelerar.

Marketplace

Nesse contexto tecnológico, marketplace é uma plataforma em que intermedia compra e venda entre clientes e diversos fornecedores. 

Dentro do setor imobiliário, são as inovações das plataformas imobiliárias online, que facilitam a vida de todos os envolvidos no processo de compra, venda e aluguel de imóveis ao disseminar a informação para um número enorme de pessoas.

Trabalho remoto

Como a pandemia, ficou claro que muitas profissões já podem ser realizadas com 100% de autonomia, em home office.

Afinal, para quem trabalha com um celular ou um computador, qualquer lugar com conexão à internet pode se tornar um local de trabalho. 

E quando falamos em mercado imobiliário, qualquer lugar – mesmo – pode ser uma oportunidade de negócios para corretores.

As visitas virtuais, ou tour virtuais, mergulham o usuário dentro do imóvel, oferecendo-lhe uma experiência sensorial e uma perspectiva precisa, por exemplo, possibilita apresentar até a localidade de um terreno por meio de um celular.

Softwares de gestão imobiliária

Ter um ERP ou software de gestão integrado a sua imobiliária evita uma quantidade considerável de falhas.

Além disso, os registros de dados ocorrem de uma maneira mais integrada, rápida e segura, atualizada para todas as pessoas da empresa. 

Inclusive, essa integração de dados é essencial no quesito transparência! Quando se tem uma ferramenta que ajuda na gestão de informações, não só a equipe, quanto os sócios da incorporadora conseguem ter acesso em tempo real aos processos em andamento, possibilitando decisões mais assertivas.

Se sua imobiliário ou incorporadora já investiu numa plataforma de gestão imobiliária, pode ter certeza de que terá bons resultados nos seus fluxos de trabalho e na colaboração entre os departamentos e suas respectivas equipes.

Se você quer saber mais sobre as as boas práticas de gestão. Clique aqui.

Tradicional vs. Digital

O mercado imobiliário sem foi muito tradicional. Por décadas, pouca coisa mudou nos processos de compra e venda de imóveis.

Mas, como vimos, essa realidade já está mudando e a transformação digital já uma realidade.

Mesmo que haja certa resistência de quem tem mais experiência no mercado, mudar e adequar-se a essa nova realidade já não é uma opção e sim uma necessidade para quem busca competitividade e diferencial de mercado.

Hoje, há uma grande gama de ferramentas e de oportunidades para se reinventar.

Se gostou desse conteúdo continue navegando no nosso Portal e fique por dentro das novidades. Acompanhe!

Deixe um comentário

My New Stories

imobiliária digital
pós-venda no mercado imobiliario
comprar um terreno